#13ReasonsWhy

Browse By

Já ouviu falar deste seriado 13 Reasons Why?

13 Reasons Why é uma série de televisão americana baseada no livro Thirteen Reasons Why, de Jay Asher, e adaptado por Brian Yorkey para a Netflix. Todos os episódios foram lançados na Netflix em 31 de março de 2017. A série gira em torno da estudante  Hannah  que se suicida após uma série de falhas provocadas por colegas de classe.

A série começa com o personagem Clay recebendo  uma caixa com sete fitas cassete gravadas pela falecida Hannah Baker. Fitas que depois de ouvidas devem ser passadas  de um estudante para outro. Nestas fitas, Hannah explica para treze pessoas como elas desempenharam um papel na sua morte.  Ficou curioso com o que acontece?  Só assistindo pra saber como se desenrola essa trama.

A série é muito boa para pais, professores e adolescentes (acima de 16 anos) assistirem pois com certeza irá promover reflexões e debates.  Os últimos capítulos achei muito forte ( de verdade!) e me questiono se adolescentes deveriam assistir um suicídio ou estupro, se isso poderia gerar um incentivo a adolescentes vulneráveis.  Mas,  em geral,  o seriado mostra de um modo cativante as dificuldades dos alunos na escola, as tentativas frustradas dos pais em conversar com os filhos e entendê-los, a problemática de se ter um péssimo aconselhador na escola ( que aqui  no Brasil seriam os coordenadores e/ou  psicólogos contratados).

O que chama a atenção neste seriado  é como cada adolescente reage depois de ter feito uma atitude errada. Uns preferem esconder, achando  que não vai acontecer nada.  Mas acontece! Como é o caso por exemplo,  de ter quebrado a placa de sinalização na rua e não avisar as autoridades, causando um acidente de carros em seguida. Outros não se incomodam com os erros e seguem achando que podem tudo, fingindo não ter feito nada.

Cada ato têm uma consequência.  Mesmo que seja ficar muito triste e se amargurar com isso.  Difícil de enfrentar? Sim. Mas é necessário para um bem maior. Uma lista que passa na classe, feita por alunos nomeando os colegas disso ou daquilo parece inofensiva certo?  Só que não.  Como cada criança reage a essa lista (por exemplo)  é diferente, umas ficam muito mau e não conseguem encarar os outros, outras não ligam e assim vai… mas com certeza essa lista de nomeações estigmatiza por anos a pessoa que estiver nela.  O que mostra o seriado quando elege a  Hannah por ter a bunda mais bonita da escola.

A série é forte! Você fica incomodado mesmo! Não deseja que essa seja a realidade de qualquer pessoa. Mas é um alerta. Uma explicação de como não falar com os filhos,  sabe aquela frase batida: Tá tudo bem? Você sofreu bullying?  Realmente não é assim que se chega em uma pessoa.  Precisa de mais tato. Precisa estar mais presente. Precisa agir.

Os 13 porquês mostra realmente o lado sombrio da adolescência.  Mesmo que seu filho ou filha tenha uma  boa cabeça e se mostre certo em casa, ajudando os irmãos e arrumando o quarto,  quando se junta com outros colegas da mesma idade,  pode se revelar outra coisa, ter outro comportamento para poder participar dessa turma.  E os que não entram nesse padrão,  são os estranhos, nerds e etc. Fácil ? Não mesmo! Sobreviver em escolas  é mais complicado do que fazer uma prova e tirar boa nota. 

E  que é certo? Como devemos lidar com os adolescentes?  Na minha opinião,  é estar presente, ouvir com vontade, com curiosidade, com o coração aberto o que eles tentam falar e agir.  Nem sempre o adulto sabe resolver tudo.  Nem sempre ele passou pelo que o filho está passando. Mas, quem sabe juntos, possam tentar achar um caminho real e melhor. Isso vai mostrar  que eles não estão sozinhos nessa.

 

Por Vanessa Sapiro psicóloga infantil e redatora do site Valekids.

  1. eduardo says:

    excelente seriado , grandes interpretações , historia bem contada bem feita , otimo seriado muito bom mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *