Lançamento do livro Brinquedos do Chão

Browse By

Admirado com o trabalho de um bonequeiro que deu vida ao ventríloquo desbocado, o artista plástico Gandhy Piorski percebeu a ‘alma do brincar’. A revelação que ocorreu há 20 anos serviu de estimulo para uma longa pesquisa. Um pedacinho do estudo está no livro Brinquedos do Chão: O Imaginário, a Natureza e o Brincar, obra que será lançada amanhã (5), às 18h, no espaço A Casa – Museu do Objeto, com entrada franca.

No evento haverá sessão de autógrafos, abertura de uma exposição de objetos construídos por crianças e a apresentação do grupo Uirapuru– Orquestra de Barro, além de coquetel. A obra da Editora Peirópolis, produzida em parceria com o Instituto Alana, é o primeiro de uma série de quatro títulos relacionados aos elementos da natureza.

Gandhy Piorski conseguiu uma bolsa de estudos em 2003 que permitiu estudar um ano no Museu do Brinquedo de Sintra (Portugal). Também pesquisou brinquedos de 25 comunidades do Ceará no Mapa do Brincar (iniciativa do suplemento ‘Folhinha’, do jornal Folha de São Paulo), entre outras atividades. ‘Brinquedos do Chão’ caracteriza-se pelo elemento terra, a investigação da matéria, as operações do imaginário, o enraizamento dos papéis sociais na casa, na família e no mundo.

brinquedos-do-chao-capa-do-livro

Brinquedos do Chão, de Gandhy Piorski
A Casa – Museu do Objeto. Av. Pedroso de Morais, 1.216/1.234.
Entrada gratuita.


O VALE SABER  foi escrito por Fernanda Araujo.
Fernanda  é jornalista, professora e pesquisadora. Trabalhou mais de 15 anos no jornal O Estado de S. Paulo, foi editora-assistente e autora do projeto ‘Sem Barreiras – Blitz Sensorial’ (1º lugar no Prêmio Estadão de Jornalismo, na categoria Serviços). É também aprendiz de cozinheira (segundo suas filhas).


 website 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *