Museu do Futebol

Browse By

conta com atividades educativas nos três feriados.

No mês da Consciência Negra, o Museu do Futebol oferecerá algumas atividades educativas para refletir sobre o tema. Na atividade “Qual é a história”, haverá contos africanos mostrando um pedaço da cultura Afro. Já na “Intervenção – Mário Filho”, o público conhecerá um pouco da obra de Mário Filho, jornalista, irmão de Nelson Rodrigues e autor do livro “O Negro no Futebol Brasileiro” de 1938.

Aos sábados a entrada no Museu é sempre gratuita e, aos finais de semana, atividades educativas como Visita mediada à exposição podem fazer parte do programa cultural.

07092016_experimentandofuteboldebotao

 

Dia: 12/11 – sábado
Visita educativa ao Estádio do Pacaembu + Museu. Horário: Início às 11h. Local: Ponto de encontro sala Grande Área. Descrição: Visita com educadores do Museu do Futebol. Durante a caminhada ao redor do campo e pelo acervo do Museu. Até 20 pessoas.

 Intervenção – Mário Filho. Horário: entre 14h e 15h30; Local: Sala Origens. Descrição: No mês da Consciência Negra, o Museu do Futebol lembra um importante personagem do futebol brasileiro: O jornalista Mário Filho, autor do livro “O Negro no Futebol Brasileiro” de 1938. Mário Filho dá nome ao maior estádio do Brasil, o Maracanã. Irmão de Nelson Rodrigues, criou o Jornal dos Sports.

Dia: 13/11 – domingo
Visita Mediada ao Museu.Horário: início 11h

Jogo Vôlei Sentado. Horário: entre 14h e 15h30.  Local: Área Externa. Descrição: Vôlei Sentado é um jogo de voleibol adaptado praticado nas paralimpíadas. Os jogadores ficam sentados e têm o objetivo de marcar pontos na quadra adversária.

Dia: 15/11 terça-feira – Feriado Proclamação da República
Visita Mediada ao Museu Horário: início 11h. Local: Ponto de encontro sala Grande Área.Descrição: Visita educativa que proporciona o diálogo e a reflexão sobre como o futebol faz parte da nossa história. Até 20 pessoas.

 Jogo Experimentando o Futebol de 5. Horário: entre 11h e 12h30 .Local: Área Externa.Descrição: O jogo apresenta as regras e elementos do futebol de 5, esporte praticado por pessoas cegas ou com baixa visão.

Atividade Atletas de Ouro  Horário: entre 11h e 12h30. Local: Sala Copas do Mundo. Descrição: Você reconheceria um atleta olímpico/paralímpico fora de seu ambiente de trabalho e sem o uniforme de competição? Na atividade “Atletas de Ouro” os participantes serão desafiados a relacionar a imagem do atleta com o esporte que ele pratica.

Visita Mediada ao Museu Horário: início 14h. Local: Ponto de encontro sala Grande Área. Descrição: Visita educativa que proporciona o diálogo e a reflexão sobre como o futebol faz parte da nossa história. Até 20 pessoas.

Jogo Kablan. Horário: entre 14h e 15h30. Local: Sala Números e Curiosidades. Descrição: Jogo feito com materiais coletados na natureza e em descartes de marcenaria que estimula a criação de estratégias e planos de ação para vencer o jogo, não deixando a pilha cair, ou o desenvolvimento de trabalho em equipe com os demais participantes. A cada 10 pessoas.

Jogo Cosmópolis. Horário: entre 14h e 15h30. Local: Sala Copas do Mundo .Descrição: Um jogo de perguntas e respostas em que o visitante é instigado a conhecer curiosidades que tornaram o futebol o esporte mais popular do mundo.

Dia: 19/11 – sábado
Visita educativa ao Estádio Pacaembu + Museu.Horário: Início às 11h

Jogo Pakayemby. Horário: entre 11h e 12h30. Local: Sala Osmar SantosDescrição: Você sabia que o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu – é muito mais do que um campo de futebol? Conheça mais sobre a sua história sendo desafiado a montar dois grandes quebra-cabeças: um da planta antiga do Estádio e outro da vista aérea do bairro.

Jogo Educativo – Futebox; Horário: entre 11h e 12h30; Local: Sala Osmar Santos. Descrição: Torne-se o técnico de um time de futebol em um jogo de estratégia. Experimente a sensação de estar do lado de fora do campo e escolher as melhores posições e direcionamentos dos seus jogadores para vencer uma partida de tabuleiro.

Jogo Futebol de Tampinhas Horário: entre 12h30 e 14h Local: Sala Osmar Santos. Descrição: Adaptação do futebol, utilizando tampinhas de garrafas, praticadas por outras gerações. Os participantes terão como objetivo marcar gols no adversário dando “petelecos” nas tampinhas.

Jogo Quiz Olimpismo  Horário: entre 14h e 16h. Local: Sala Osmar Santos. Descrição: Jogo para os participantes mergulharem na história das Olimpíadas e descobrir mais sobre as modalidades esportiva

Dia: 20/11 domingo – Feriado Dia da Consciência Negra
Visita Mediada ao Museu Horário: início 11h.  Local: Ponto de encontro sala Grande Área. Descrição: Visita educativa que proporciona o diálogo e a reflexão sobre como o futebol faz parte da nossa história. Até 20 pessoas.

Atividade Educativa – Qual é a história? Horário: entre 14h e 15h30. Local: Sala Origens. Descrição: Atividade educativa que utiliza cartas com pequenos contos africanos que quando embaralhadas dão outros significados às histórias originais.

Dia: 26/11 – sábado
Visita educativa ao Estádio Pacaembu + Museu Horário: Início às 11h. Local: Ponto de encontro sala Grande Área. Descrição: Visita com educadores do Museu do Futebol.

Jogo Educativo – Qual jogador sou eu?*Horário: entre 14h e 15h30. Local: Museu do Futebol – Sala Copas. Descrição: Jogo de tabuleiro que estimula a memória e testa o conhecimento dos visitantes sobre a trajetória de alguns jogadores negros que fizeram parte da história do futebol brasileiro.

Dia: 27/11
Visita educativa no Museu Horário: início 11h. Local: Ponto de encontro sala Grande Área. Descrição: A visita educativa proporciona o diálogo e a reflexão sobre como o futebol faz parte da nossa história. Até 20 pessoas.

Jogo Educativo – Jogo da Memória*  Horário: entre 14h e 15h30. Local: Sala Copas. Descrição: Jogo da memória com personalidades negras importantes no cenário esportivo, cultural e social brasileiros, presentes na exposição do Museu do Futebol.

 


Atenção: Programação sujeita a alteração de horários confira no site deles antes de sair de casa.

Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 17h (bilheteria até as 16h)Sábados, domingos e feriados das 10h às 18h (bilheteria até as 17h).

Local: Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP.

Website 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *